sábado, 7 de abril de 2007

Estação Fotovoltaica de Brinches/Serpa

Inaugurada a 28 de Março de 2007 pelo ministro da economia Manuel Pinho, é considerada a maior estação fotovoltaica do mundo. Dividido em várias partes, ocupa no total 60 hectares de campo, tem o impressionante número de 52 mil painéis que produzem 11 megawatts na sua capacidade máxima.

Fica na estrada entre Serpa e Brinches, a poucos metros da última. Portanto, não se devia de chamar central fotovoltaica de Serpa, mas sim, de Brinches/Serpa. Para a EDP, está em Brinches, essa sim é a localização correcta!

.
.
Para lá chegar é simples. Para quem vem de Serpa tem de fazer uma manobra quase proibida! Passa a primeira rotunda que encontra, vai até Orada. Faz 180º, e mesmo antes de chegar de novo a essa rotunda, vê do seu lado direito um portão de uma quinta. Mesmo ao lado esquerdo desse portão está um caminho de terra batida que o leva até lá!
.
.
Já de longe a estação se anuncia, até parece apenas mais uma plantação de oliveiras....

.
.
Já mais perto....

.
.
A estação transformadora.

.
.
Em fila indiana.


.
.
Mais em pormenor....



.
.
Paineis, painais e mais paineis....



.
.
Uma foto com toque feminino, tirada pela minha filha!

2 comentários:

Eduardo disse...

A campanha «Troque a sua velha oliveira por um novo painel fotovoltaico » veio democratizar o acesso aos subídios da PAC.

Vamos ter subsídios estatais para plantar Paineis Fotovoltaicos: finalmente, algum retorno dos nossos Impostos!

Já investiguei a cobertura da minha casa, a ver se aguenta...

Zig disse...

Eu mesmo:
Infelizmente não tenho oliveiras, nem o tecto do lugar onde durmo me pertence....